Lá se foram 15 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B. Quase metade do campeonato está ultrapassado e agora os times já definiram pelo que lutam na competição. Para você ficar por dentro de como está o campeonato (que tem partidas transmitidas pela TV Brasil todos os sábados), o Portal EBC fez um resumo das últimas cinco rodadas. Confira nos links abaixo, o resumo de outras etapas da competição:

Resumo das rodadas 6 a 10

Resumo das rodadas 1 a 5

Vasco leva sustos, mas segue líder

O Vasco segue em contagem regressiva para garantir a vaga na Série A do Brasileirão do ano que vem. Mas, mesmo estando na ponta em todas rodadas até o momento, o time levou alguns sustos nos últimos jogos. A equipe teve uma sequência de duas derrotas seguidas para o Paraná e Avaí, por 2 a 1, nas 13ª e 14ª rodadas e chegou a ficar empatado no número de pontos com o Atlético (GO). Mas na 15ª rodada, o Vasco voltou a ganhar e a respirar na ponta.

G4 segue estável e se distancia

Não é só o Vasco que segue uma estabilidade. O grupo dos quatro times que sobem para a Série A também respirou nas últimas rodadas. Vasco e Atlético (GO) se aproveitaram da “gordura” das rodadas anteriores e seguem na ponta, mesmo sem marcar tantos pontos (9 cada um) nas últimas rodadas. Já CRB (AL) e Ceará marcaram dez pontos nas últimas rodadas e se consolidaram no G4. A distância do Ceará, 4º, para o 5º colocado é de três pontos. Confira os gols de um dos confrontos do G4, Vasco e CRB. 

Paraná em crescimento após troca de técnico

Quando tomou 5 a 1 do Náutico, o Paraná, então, 12º colocado no campeonato, demitiu Claudinei Oliveira e contratou Marcelo Martelotte. A troca parece ter surtido efeito. Após uma estreia com derrota em casa para o Luverdense, o time não perdeu mais no campeonato. Nas últimas cinco rodadas foram 11 pontos conquistados. Entre os trunfos, uma vitória por 2 a 1 contra o Vasco fora de casa. O desempenho fez a equipe saltar para o 5º lugar.

Brasil (RS) é time caseiro

Uma das equipes mais enigmáticas na competição tem sido o Brasil (RS). A equipe gaúcha até faz uma boa campanha (está em 7º lugar, com 22 pontos). Muito das conquistas se dá pelo desempenho em casa. Até agora, a equipe tem 6 vitórias e dois empates. Se em casa a equipe vai bem, fora não dá para se dizer o mesmo. Ao todo, foram cinco derrotas e dois empates. Se tivesse conquistado mais pontos fora, a equipe gaúcha estaria no G4.

Série B: Vasco leva sustos, Paraná cresce e Joinville despenca

Joinville despenca

A decepção das últimas rodadas tem sido o time do Joinville (SC). Rebaixado da Série A no ano passado, a equipe amargou uma sequência de quatro derrotas seguidas que só foi quebrada com a vitória na última rodada em casa contra o lanterna Sampaio Corrêa. O mau desempenho fez o time cair do 15º para o 18º lugar no campeonato. O Joinville está, agora, ameaçadíssimo pelo rebaixamento.

Série B: Vasco leva sustos, Paraná cresce e Joinville despenca

Confira a Classificação da Série B após 15 rodadas:

1 – Vasco da Gama (RJ) 31 pontos

2 – Atlético (GO) 29

3 – CRB (AL) 28

4 – Ceará (CE) 27

5 – Paraná (PR) 24

6 – Criciúma (SC) 23

7 – Brasil de Pelotas (RS) 22

8 – Náutico (PE) 21

9 – Luverdense (MT) 21

10 – Londrina (PR) 21

11 – Bahia (BA) 20

12 – Vila Nova (GO) 20

13 – Avaí (SC) 19

14 – Oeste (SP) 19

15 – Paysandu (PA) 19

16 – Goiás (GO) 15

17 – Bragantino (SP) 14

18 – Joinville (SC) 14

19 – Tupi (MG) 12

20 – Sampaio Corrêa (MA) 10