Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

Holambra, simpática cidade do interior de São Paulo é uma antiga colônia holandesa no Brasil, cuja cultura e tradição do cultivo de flores existe até hoje. A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, celebra isso todos os anos no início da primavera. Visitar a Expoflora em Holambra acabou virando uma atração turística e nós fomos lá conferir de perto!

1-) Um pouco sobre a cultura holandesa em Holambra

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Cultura holandesa em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

A cerca de 2h de São Paulo, Holambra é uma cidade de colonização holandesa, com imigrantes que vieram ao Brasil em 1948, fugindo da 2ª Guerra. O nome Holambra, aliás, vem da união das palavras Holanda, América e Brasil. Hoje são cerca de 13 mil habitantes que se multiplicam em mais de 300 mil visitantes durante a Expoflora.

+ Hotéis em Holambra para ficar

A cultura holandesa é vista na cidade em vários aspectos, seja na arquitetura (incluindo até moinhos de vento, famosos na Holanda), gastronomia (com restaurantes e diversas comidas típicas, como vamos falar mais abaixo) e é claro, na cultura de cultivo e produção de flores e plantas. Hoje, cerca de 45% da produção brasileira de flores vem de Holambra. Não por menos, a cidade ganhou o titulo de Capital Nacional das Flores em 2011.

2-) Como chegar na Expoflora em Holambra

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Moinho típico holandês em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

Holambra está localizada a 140km de São Paulo e a maneira mais fácil de se chegar na Expoflora é de carro, vindo da capital ou outras cidades do interior de São Paulo.

A entrada da Expoflora é bem indicada e tem fácil acesso pela estrada, não precisando nem entrar dentro da cidade de Holambra para acessar. O caminho mais direto de São Paulo é pegando a rodovia dos Bandeirantes até Campinas, seguindo pela Rodovia D.Pedro I e depois pela SP-340 até a estrada de acesso a Holambra e Expoflora (SP-107). Para não ter erro, coloque “Expoflora” no seu aplicativo de navegação favorito (Waze ou Google Maps) para saber o caminho completo desde a sua localização inicial.

+ Preços de aluguel de carro em São Paulo

O estacionamento da Expoflora tem capacidade para 5000 veículos e custa R$ 38, pagos diretamente na entrada (aceitam apenas dinheiro).

A ida de ônibus, é possível, porém complicada já que não há ônibus direto que sai de São Paulo para Holambra. A opção mais viável é fazer conexão em alguma cidade do interior como Campinas ou Mogi Mirim. Existem representantes turísticos que realizam de algumas cidades do interior, como Campinas (com a Caprioli Turismo) e Indaiatuba, transporte exclusivo direto até a Expoflora, veja no site oficial do evento: http://www.expoflora.com.br/representantes/

3-) Atrações da Expoflora

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Painel do parque holandês Keukenhof na Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

A Expoflora acontece em 2017, dos dias 25 de Agosto até 24 de Setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h. No feriado de 7 de Setembro, também funciona.

O local é bem grande, com cerca de 250 mil metros quadrados. Além das áreas de exposição e venda de flores, há praças de alimentação com lanchonetes e restaurantes que oferecem, além de fast food, comidas nacionais e típicas holandesas.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Restaurante típico holandês na Expoflora, em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

Honestamente achei que encontraria mais jardins na Expoflora, mas o maior enfoque das flores e plantas no evento são em áreas específicas, sendo na Mostra de Paisagismo e Jardinagem e na Exposição de arranjos florais. No restante do local o objetivo é mais divulgar a cultura holandesa em Holambra e também entretenimento, já que há lojas, diversos restaurantes e até um parque de diversão dentro do local.

Para quem já foi para Holanda, especialmente para o parque Keukenhof (aliás representado em vários painéis na exposição e inspiração para o evento), é possível se decepcionar um pouco, já que não há tantos jardins e natureza como no famoso parque das flores holandês. Já quem não conhece, tende a achar tudo mais bonito e típico. A dica principal é não comparar os eventos, assim dá para curtir e apreciar mais a Expoflora.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Chuva de pétalas na Expoflora, um dos momentos mais esperados da festa. Foto: Fabiano de Bruin/Expoflora/Divulgação

Veja abaixo mais detalhes das atrações principais e o que fazer na Expoflora, incluindo experimentar muitas comidas típicas holandesas, além de poder fazer um city tour por Holambra. Confira:

-> Mostra de Paisagismo e Jardinagem e Exposição de Arranjos Florais: Para ver muitas flores, plantas, arranjos e decoração, vá direto para a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, além da exposição de arranjos florais. Aqui profissionais dessas áreas criam ambientes e propõe decorações cujo foco são as flores e plantas. Para mim, a parte mais bonita da Expoflora, sem dúvida!

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Exposição de Arranjos Florais na Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Shopping das Flores: Para os amantes de natureza, antes de ir embora vale passar no Shopping das Flores, um galpão imenso onde centenas de flores e plantas são vendidas por bons preços.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Orquídeas no Shopping das Flores. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Compras: Para quem quer fazer mais compras, há também outros diversos locais pela Expoflora. A Alameda do Beijo, uma das “ruas” principais da Expoflora foi um dos lugares que achamos mais bonitos, já que é formado de casinhas coloridas, com decoração que lembra muito a da Holanda, cheio de lojas vendendo artigos de decoração, comidas típicas holandesas, etc. Destaque aqui para a loja Casa Bela Presentes, cheia de artigos típicos da Holanda, como porcelana de Delft (azul e branca, cheia de detalhes lindos), tamancos holandeses, etc.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Museu Histórico de Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Museu Histórico de Holambra: Dentro da Expoflora, bem num dos extremos do parque, fica esse museu simples, mas simpático mostrando com mais detalhes como viviam os imigrantes holandeses quando chegaram na região de Holambra. Há fotos, equipamentos que realizaram as primeiras plantações e até casas que mostram como era o dia a dia deles.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Danças típicas holandesas durante a Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Palcos: Há pela Expoflora diversos palcos onde ocorrem apresentações diversas durante o dia. Uma das mais esperadas são as de dança típica holandesa, com grupos de jovens locais que mantêm a tradição.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Stroopwafel, doce típico holandês feito na hora durante a Expoflora. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Gastronomia: Depois das flores e compras, uma das maiores diversões da Expoflora é experimentar as comidinhas dos diversos restaurantes e locais espalhados pelo evento, com opções para todos os gostos! É claro que sendo um evento de influência holandesa, vale experimentar mais as comidas típicas da Holanda como o stroopwafel (uma bolacha de waffle recheada com caramelo), as pannekoek (panquecas, que comemos e adoramos!), eisben (joelho de porco), cerveja (incluindo da marca holandesa Amstel) e até sorvete de rosas e bloempot (torta holandesa, servida em vaso de flor), no caso, já invenções abrasileiradas. Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Pannekoek, panquecas holandesas na Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Passeio/city tour por Holambra: Dentro da Expoflora há ônibus que realizam um passeio turístico por Holambra, conhecendo pontos turísticos da cidade, incluindo campos de plantação de flores e o maior Moinho Típico Holandês da América Latina. O passeio dura por volta de 50 minutos e é pago a parte do ingresso da Expoflora (R$ 20,00 por pessoa, no dia).

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Chuva de Pétalas na Expoflora. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Parada das Flores e Chuva de pétalas: A atração mais aguardada do dia, a chuva de pétalas ocorre todos os dias na Expoflora às 16h30, após a Parada das Flores (um desfile de carros alegóricos, decorados com flores, que começa às 16h e leva os visitantes até a chuva de pétalas). Aqui, 150kg de pétalas são lançadas ao público e dizem que quem pega uma pétala ainda no ar tem seu desejo realizado! Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar! Há ainda a possibilidade, se o tempo permitir, de às 17h30 um helicóptero também faça a chuva de pétalas. A princípio, os dias em que o helicóptero fará o voo em 2017 são: 2,3,9,10,16,17, 23 e 24/09/2017.

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Parque de diversão na Expoflora. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Parque de diversão: Embora seja pequeno possui vários brinquedos que agradam especialmente os menores, como roda gigante, carrossel, até uma mini montanha russa. O valor dos brinquedos não faz parte do ingresso e devem ser pagos a parte em cada um deles.

Além dessas atrações também há diversas outras, como um mini sitio, com animais (como pônei, cavalos, ovelhas) que fazem a alegria das crianças, local para tirar fotos com roupas típicas holandesas, até outros com imagens do parque de flores holandês o Keukenhof, etc. É um evento que inclui atrações toda a família.

4-) Ingressos para Expoflora

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Jardins na Expoflora. Foto: GC/Blog Vambora!

Em 2017, o ingresso para a Expoflora custa R$ 46 se comprado no dia na bilheteria ou online, já durante o período do evento (pelo site oficial dos ingressos da Expoflora, o Ingresso Rápido). Idosos com 60 anos ou mais e portadores de necessidades especiais têm direito à meia entrada. Já crianças até 5 anos, acompanhadas dos responsáveis não pagam entrada. Há ainda desconto para pessoas nascidas entre 1993 e 2012 que tem direito a meia entrada apresentando a carteira de identidade na bilheteria.

Há possibilidade de comprar o ingresso com mais antecedência, com preços bem menores. Esse ano, a pré venda ocorreu desde maio, por isso vale ficar de olho no site oficial: http://www.expoflora.com.br/tabela-ingressos-antecipados/

5-) Dicas finais para visitar a Expoflora em Holambra

Relato de viagem: Expoflora em Holambra – Todas as dicas para visitar!

Cantinhos fofos (e holandeses) pelo Expoflora em Holambra. Foto: GC/Blog Vambora!

  • Procure chegar cedo, logo após a abertura dos portões para aproveitar melhor o evento, que tende a ficar bem cheio durante o dia.
  • Como o espaço é grande, pegue logo que chegar o mapa do evento para localizar melhor onde estão as atrações e serviços.
  • Após a chuva de pétalas é quando a maioria das pessoas vai embora, o que pode gerar muitas filas e trânsito na saída. Procure então ou ir embora antes ou aguardar um tempo e sair próximo do horário de fechamento do parque às 19h.
  • O local é muito grande, com muitas áreas ao ar livre, e essa é uma época já bem quente no interior de São Paulo, então procure ir com roupas e sapatos confortáveis.
  • Tirando o estacionamento, todo os locais, como restaurantes e lojas, aceitam normalmente cartão de crédito e débito para pagamento.

Todas as dicas dadas, agora é só ir e curtir. Vambora?

+ info: http://www.expoflora.com.br

*** VEJA TAMBÉM:
Keukenhof: Conheça o incrível parque das flores na Holanda
Oktoberfest Blumenau: Todas as dicas para ir e aproveitar a festa!
Hopi Hari voltou! Tudo sobre a reabertura do parque de diversão Hopi Hari

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora