Prefeitura do Natal finaliza pagamento do Fundo de Incentivo à Cultura

Dentro de pouco tempo, a população de Natal terá acesso a 39 novos projetos em diversas áreas da Cultura.

A Prefeitura do Natal finalizou nesta sexta-feira (26) os pagamentos referentes ao Fundo de Incentivo à Cultura (FIC 2015), totalizando R$ 530 mil investidos somente neste edital. Dentro de pouco tempo, a população de Natal terá acesso a 39 novos projetos em diversas áreas da Cultura que não seriam possíveis não fosse o aporte da Prefeitura do Natal em políticas públicas continuadas.

Apesar da crise financeira que vive o país, as políticas públicas da Cultura não tiveram interrupção em Natal. Desde 2013, o Fundo de Incentivo à Cultura já injetou na cadeia produtiva da Economia Criativa da cidade R$ 1.3000,00 (um milhão e trezentos mil reais). Além do aumento no volume de recursos, houve também incremento no número de projetos. Em 2013 foram executados 22 projetos, em 2014 foram 28 e para 2015 são 39 projetos a serem executados. O FIC 2016 já está em discussão para ser lançado ainda este ano.

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), lançou 21 editais públicos nos últimos três anos e meio. Todos discutidos com os segmentos, democratizando e ampliando o acesso aos recursos e ao seu gerenciamento, tudo de acordo com o Plano Nacional de Cultura que Natal aderiu em 2014 ao firmar o termo com o Ministério da Cultura, no gabinete da então Ministra Marta Suplicy.

Cada projeto aprovado pelo FIC envolve diretamente e indiretamente quinze profissionais da chamada cadeia produtiva. Somente através do FIC, estes 89 projetos totalizam mais de 1.300 pessoas realizando seus trabalhos artísticos e prestadores de serviços.

Além do emprego e renda, há o crescimento da identidade cultural potiguar com novos produtos e projetos que são apreciados pela cidade.