A pele é o maior órgão do corpo humano e necessita de cuidados especiais durante o inverno, principalmente quando o frio está intenso, a fim de evitar ressecamento e alergias. Um exemplo comum é o uso do protetor solar. Engana-se quem pensa que no inverno ele pode ser dispensado. Assim como no verão, a pele precisa ser protegida contra os raios UVA e UVB, que continuam incidindo durante o inverno e são causadores do câncer de pele. Passar protetor é uma forma de se prevenir contra doenças na pele, como o câncer de pele e o melanoma.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ele responde por 25% de todos os tumores malignos registrados no País, e deve ter 181 mil novos casos este ano, sendo que 98 mil devem atingir as mulheres. Para se proteger é preciso usar filtro solar com FPS de no mínimo 30. O protetor também ajuda a evitar o aparecimento de manchas e o envelhecimento cutâneo. Outro cuidado importante com a pele no inverno é com a hidratação.

O ressecamento da pele acontece nessa época do ano porque no frio ficamos em ambientes mais secos, suamos menos e a pele produz menos sebo. Por isso, aumentam bastante os quadros de alergias decorrentes da pele seca. Assim, é fundamental caprichar e hidratar todo o corpo depois do banho, com hidratantes específicos para rosto e corpo. Esse é o melhor momento para hidratar, pois além de penetrar mais, o hidratante também faz uma barreira de proteção que evita a perda de água da pele.

O banho não deve ser muito quente – o ideal é tomar banhos mornos e diminuir o uso do sabonete, especialmente em partes que já tendem a ser mais secas, como braços e pernas. Também não é bom esfregar com buchas, que tiram a proteção natural da pele. Os lábios também merecem atenção especial para evitar o ressecamento: é preciso usar hidratantes labiais com maior frequência. Ao ar livre, o ideal  é sempre ficar na sombra,  usar bonés, chapéus e óculos escuros para proteger os olhos. E, por fim, beber bastante água e incluir frutas suculentas na dieta é essencial, para manter a pele hidratada durante todo o inverno.

 

Pele: no inverno também é preciso cuidar

*Por Paula Cristina de Faria Sanchez, médica dermatologista e integrante do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

 

O post Pele: no inverno também é preciso cuidar apareceu primeiro em Mulher com Saúde.