O aplicativo Pokémon GO! chegou ao Brasil na última quarta-feira (3) e parece ter reinventado a realidade aumentada e o uso da geolocalização. Mas, na verdade, essas tecnologias são utilizadas há tempos.

A realidade aumentada está presente em nossa vida toda vez que projetamos um elemento virtual em nosso mundo de verdade.

Já a geolocalização é utilizada desde 2000 por praticantes do Geocaching, passatempo ao ar livre com o objetivo de encontrar recipientes escondidos pelo mundo.

Confira mais detalhes no vídeo e nas matérias "linkadas" abaixo:

Avô" do Pokémon Go, Geocaching promove caça ao tesouro pela cidade

Realidade aumentada para além do Pokémon Go; saiba o que é o conceito

Geocache da EBC

A redação do Portal EBC experimentou a prática do geocaching. Depois de três dias procurando, e de já ter desistido, nossa repórter do Rio conseguiu achar um tesouro. Então, resolvemos fazer um cache um pouco mais fácil para quem quiser brincar. Escondemos um recipiente, chamado de geocache, nas imediações da EBC no Rio de Janeiro. Quem achar poderá levar para casa alguns cds de músicas que foram tocadas em festival das Rádios Nacional e MEC.

Para achar, leia nossa matéria que explica o funcionamento do Geocaching. Se quiser um atalho, basta ir até as seguintes coordenadas geográficas;

S 22° 54.667 W 043° 11.029.

Boa sorte.