Toda beleza das Cataratas de Foz do Iguaçu na Região Sul. Foto: MC/Blog Vambora!

Em termos de dimensão, a Região Sul é a menor do Brasil, possuindo inclusive apenas 3 estados. O que a lógica não conta é que essa é uma das regiões mais bonitas e diversificadas do nosso país, com atrações que variam de uma rica natureza (passando por praias até paisagens de serra), além de muita cultura, festas, história e gastronomia de primeira!

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Prefeitura de Blumenau: arquitetura típica da Região SUL. Foto: GC/Blog Vambora!

Para mostrar um pouco mais do que o Sul tem a oferecer, separamos aqui atrações ainda pouco conhecidas em destinos super famosos da região, nas cidades de Foz do Iguaçu no Paraná, Blumenau em Santa Catarina e Gramado no Rio Grande do Sul. Você vai ver: dá para se surpreender muito com o que esses destinos super turísticos na região Sul ainda podem oferecer de diferente ao turista! Confira abaixo e Vambora então conhecer mais da região Sul do Brasil:

Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

1-) Foz do Iguaçu: Usina de Itaipu, engenharia e natureza

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu. Foto: MC/Blog Vambora!

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, conhecer as Cataratas é um clássico, sendo a atração mais essencial desse que é um dos principais destinos turísticos da região Sul e do Brasil. O que muita gente ainda não sabe é que Foz do Iguaçu possui diversas outras atrações, tão grandiosas e impressionantes quanto as Cataratas.

Entre elas, a Usina de Itaipu é hoje em dia uma das atrações mais surpreendentes de Foz do Iguaçu por conseguir juntar num mesmo lugar, tecnologia e paisagens impressionantes!

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Sala de controle vista durante visita a Usina de Itaipu. Foto: MC/Blog Vambora!

Dentro do complexo da Usina de Itaipu, hoje líder mundial em geração de energia limpa e renovável, dá para fazer tours que vão desde uma visita mais panorâmica até um circuito especial para ver de perto toda a engenharia e tecnologia usada na usina. Nesse passeio você conhece locais acessados por poucos, como as turbinas que geram energia, até a sala de controle da usina.

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Vertedouro da Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu. Foto: MC/Blog Vambora!

Para ficar mais perto da natureza do local, ainda dentro de Itaipu é possível visitar um Refúgio Biológico, local onde dá para ver de perto 960 gêneros de plantas e cerca de 50 espécies de animais, incluindo até onças! Outro lindo passeio dentro do complexo é o de barco Kattamaram, pelo lago de Itapu. Atração que fica especialmente mais bonita durante o por do sol. Uma experiência completa e surpreendente em Foz do Iguaçu!

2-) Blumenau: Cerveja o ano todo!

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Vila Germânica na Oktoberfest Blumenau. Foto: GC/Blog Vambora!

Blumenau, em Santa Catarina, é nacionalmente conhecida pela Oktoberfest, a maior festa cervejeira do Brasil que acontece todo mês de outubro na cidade. O que muita gente não sabe é que dá para aproveitar a cultura da cerveja do local em qualquer época do ano, em algumas das diversas cervejarias de Blumenau e da região, num local conhecido como Vale da Cerveja!

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Cervejas especiais da região de Blumenau. Foto: GC/Blog Vambora!

Entre as cervejarias locais mais famosas da região estão a Das Bier, Bierland, Eisenbahn, ente outras. Muitas possuem visitas nas fábricas e/ou bares próprios, onde dá para fazer degustação das cervejas produzidas. A qualidade e variedade das cervejas é impressionante, só vendo e experimentando lá para ver! Até quem não gosta de cerveja se surpreende já que muitos dos rótulos daqui são exclusivos, ou seja, só dá para experimentar vindo para a região!

Outra dica é que a Vila Germânica, local onde ocorre a Oktoberfest, também funciona o ano todo, e não só durante o festival em Blumenau. Com arquitetura típica, muitos restaurantes, bares e lojas, vale a pena conhecer mesmo fora da temporada de festas!

3-) Gramado: Roteiros de Agroturismo

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Roteiro de Agroturismo em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado, no Rio Grande do Sul, é outra cidade super turística da região sul do Brasil e que possui diversas atrações para todos os gostos e bolsos. Dá para desde conhecer o Natal Luz, maior evento de Natal do mundo, até brincar de neve o ano todo no Snowland, além de ganhar uns quilinhos a mais na variedade absurda de restaurantes deliciosos da cidade.

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Café colonial durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Sim, Gramado é muito legal por tudo isso, mas ainda tem mais, muito mais! O que muita gente não conhece mais a fundo é a história e cultura do local, proveniente dos imigrantes europeus que vieram e colonizaram a região, tornando Gramado a cidade que é hoje.

Um passeio muito legal e que mostra isso de perto, é o Roteiro de Agroturismo, que mostra a região com um olhar mais local e menos de turismo de massa, focando em sustentabilidade, cultura e história.

Lugares improváveis: Região SUL – 3 atrações para conhecer e se surpreender

Conhecendo de perto mais a natureza e história da Região Sul durante o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

Visitando produtores e descentes diretos dos colonos, dá para fazer 3 tours diferentes nos roteiros de Agroturismo. Eles incluem desde produção de vinho, visita a cachoeiras, vistas deslumbrantes do Vale do Quilombo, até experimentar um café colonial típico com produtos locais. É uma ótima oportunidade de conhecer mais a essência de Gramado e da região! Só fazendo para ver quanta beleza e história há por lá e que ainda pouca gente conhece.

Deu para ver que mesmo nesses destinos super famosos e turísticos da região Sul dá para sair do comum e se surpreender com muita beleza, história e cultura. E isso é só um gostinho do que ela pode oferecer!

E você, conhece outras atrações diferentes no Sul e que vale a pena conhecer? Então compartilhe conosco nos comentários abaixo e nas redes sociais usando a tag #viajeprosul

Vambora então conhecer mais do Sul do Brasil?

+ info:

*Post Publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
– Natal Luz de Gramado: Toda magia do maior natal do Brasil!
– Oktoberfest Blumenau: Todas as dicas para ir e aproveitar a festa!

– O que fazer em Foz do Iguaçu: Roteiro de 4 dias

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora