Check Point Charlie em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

A história está por todo o lado em Berlim, de locais originais até museus, mas Berlim também tem alguns lugares de “mentirinha”, recriando um dia como foi parte da sua história. Como espécies de cenários teatrais, esse é o caso de dois lugares queridinhos em Berlim e adorados por muitos turistas: o DDR Museum e o Check Point Charlie.

Conheça essas duas grandes atrações de Berlim e faça uma volta ao tempo, no mínimo diferente e divertida, pela história da cidade:

1-) Check Point Charlie

Esse antigo posto militar da fronteira, criado durante a Guerra Fria, era usado como passagem de estrangeiros, diplomatas e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental.

Lugares improváveis: Berlim cenográfica – DDR Museum e Check Point Charlie

Check Point Charlie em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Era um dos três postos utilizados pelos aliados como meio de passagem durante a guerra. E esse nome Charlie? Você deve estar curioso para saber quem era. Bom primeiro mito: o Charlie não é um soldado, nem muito menos um personagem famoso: é ninguém na verdade! Trata-se de uma referencia ao alfabeto fonético da OTAN, comum no meio militar, sendo Alfa para A, Bravo para B, Charlie para a letra C, etc. Ou seja, sendo o terceiro posto de Berlim, na rua Friedrichstrasse, coube para ele o nome de Check Point Charlie. ?

Parte tão importante da história de Berlim, hoje em dia o Check Point Charlie vale mais, literalmente, para dar só uma passada do que qualquer coisa. Se tornou um lugar tão famoso e icônico da Guerra Fria que vive lotado, com milhares de pessoas querendo tirar fotos com soldados fictícios, sendo que na verdade o posto em si, não há nada para se ver. O fato de ter várias lojas de souvernirs ao redor e um Mc Donald’s gigante ao lado, deixa tudo ainda mais estranhamente turístico demais rs. Pois é, um pouco decepcionante, mas estando em Berlim, não custa ir lá e dar uma olhada pois a história do lugar é mesmo muito interessante, pena que a realidade hoje em dia não seja nada de mais.

Lugares improváveis: Berlim cenográfica – DDR Museum e Check Point Charlie

Mauermuseum no Check Point Charlie. Foto: Mauermuseum/Divulgação

Para não ser injusta, ao seu lado fica o Mauermuseum, um museu privado pago sobre os anos da Guerra Fria mas honestamente? No Memorial do Muro de Berlim, totalmente gratuito, se consegue ter uma visão bem mais profunda e interessante sobre a história do muro e da Guerra Fria, então se puder, vale muito mais a visita nesse (veja mais nesse post).

2-) DDR Museum

Lugares improváveis: Berlim cenográfica – DDR Museum e Check Point Charlie

DDR Museum em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Bem mais interessante e lúdico, o DDR Museum mostra o lado que grande parte da sociedade ocidental não conheceu durante os anos de Guerra Fria: como viviam as pessoas que moravam na Alemanha Oriental, sob o governo da RDA (República Democrática Alemã, conhecida também como Alemanha Oriental ou Alemanha Socialista).

Por trás da cortina de ferro, se vê como era o dia a dia dos trabalhadores e da vida cotidiana dentro das casas. O museu é 100% interativo, então a cada parte você se vê, literalmente, abrindo o armário da cozinha, o guarda roupa, assistindo os programas que as pessoas daquela época viam, entrando no carro mais popular da época, o trabi, folheando livros, ver onde eles iam nas férias, entre tantas outras coisas, que retiram por completo qualquer clichê que se pode ter ao pensar em “como viviam os socialistas”.

Lugares improváveis: Berlim cenográfica – DDR Museum e Check Point Charlie

Uma das salas do DDR Museum em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

O museu é pequeno e por ser tão divertido, vive lotado, lotado mesmo então para ter uma visita mais interessante, vale tentar chegar cedo, logo ao abrir ou mais ao final do dia, para poder explorar de verdade todas as facetas do museu.

Ele fica ligeiramente escondido, na parte mais baixa das margens do rio Spree, ao lado da Catedral de Berlim. Pessoas de todas as idades piram! É mesmo muito divertido! Vambora?!

+ info: http://www.mauermuseum.de/ e http://www.ddr-museum.de/en

*** Veja mais dicas de BERLIM:
Conhecendo a Ilha dos Museus em Berlim
Berliner Unterwelten: Visitando um bunker dentro do metrô em Berlim
TODAS as dicas de BERLIM no blog

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora