Instituto do Cérebro leva atividades interativas à CIENTEC deste ano

O tema abordado é sobre ICe na CIENTEC 2015: despertando olhares para a neurociência, no pavilhão da Tecnologia.

As Oficinas da Semana do AVC trazem atividades como o “Wii Terapia”, recurso que utiliza o videogame como ferramenta de fisioterapia.

O Instituto do Cérebro (ICe) participa, até o dia 23 de outubro, da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC 2015 com atividades interativas para todas as faixas etárias. O tema abordado é sobre ICe na CIENTEC 2015: despertando olhares para a neurociência, no pavilhão da Tecnologia.

Na oficina “Olho, visão e ilusões”, o visitante da feira entra em uma sala escura e participa de experimentos sobre subtração de cores, audição, teste de acomodação visual, daltonismo, teste de ponto cego, acuidade visual, Olho de Kuehn, visão estéreo/magic eye, ilusão de ótica/imagem ambígua.

Na atividade sobre “Drogas” serão abordados os efeitos, o abuso e a recuperação; no experimento “SPIX” será possível observar a ação elétrica dos tecidos excitáveis (músculos e o sistema nervoso de seres humanos) associada à bioeletricidade e ao comportamento; na “Anatomia do Cérebro”, o participante poderá, de forma lúdica, conhecer as funções e o funcionamento do cérebro; e haverá ainda o “Entendendo a Dislexia”, que abordará a dificuldade de leitura, escrita e demais assuntos relacionados ao tema.

As Oficinas da Semana do AVC trazem atividades como o “Wii Terapia”, recurso que utiliza o videogame como ferramenta de fisioterapia; o “Fisio Training”, software utilizado na reabilitação dos membros superiores; a “Ilusão da Mão de Borracha”, experimento que leva o voluntário a “incorporar” uma prótese como se fosse sua mão; e “Alice no país das mãos”, jogo de tabuleiro eletrônico com a mentalização do movimento sem que haja a execução real.

Palestras

Para participar das palestras não é necessário efetuar inscrição, basta se dirigir, a partir das 19h, à sala Multiuso da CIENTEC. Amanhã, dia 21, a mesa-redonda Sono e Memória será debatida pelo professor Bruno Lobão (Centro de Biociências) e peloos pesquisadores Maria Carolina Gonzalez e Ramon Hipólyto.

Na quinta-feira, 22, a programação conta com a mesa-redonda “Intervenções atuais para o tratamento do AVC”, com as participações do professor do ICe, Antônio Pereira Junior, do médico Clécio Godeiro, e do fisioterapeuta André Pantoja. Sexta-feira, 23, a programação será encerrada com a apresentação do professor do ICe, Dráulio Barros de Araújo, que vai falar sobre “O que sabemos sobre a psicobiologia da Ayahuasca?”.