Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Conheça os favoritos para a premiação de hoje, em Hollywood, Los Angeles.

Indicados deste ano ao Oscar estão cheios de filmes baseados em histórias da vida real.

Biografias e histórias épicas, tramas de espionagem, terríveis relatos de sequestros e abusos: os indicados deste ano ao Oscar estão cheios de filmes baseados em histórias da vida real.

Em alguns casos, os roteiros são fiéis à história real, mas a maioria são adaptações bastante livres dos fatos.

Veja os 10 filmes indicados ao Oscar de 2016, que será entregue neste domingo (28), em Hollywood:

"O regresso"

Famoso tantopelas difíceis condições de filmagem e os estragos causados ao ator Leonardo DiCaprio, quanto pela brilhante série de premiações pré-Oscar, "O regresso" conta a história de Hugh Glass, um caçador que em 1823 se juntou a uma expedição pelo rio Missouri em busca de terras e riqueza.

Deixado para morrer após o ataque de um urso, Glass embarca em uma busca épica pela sobrevivência, impulsionado por um desejo de vingança sangrento.

O filme foi indicado em 12 categorias do Oscar, incluindo Melhor Ator para DiCaprio, Melhor Filme e Melhor Diretor para Alejandro Gonzalez Iñarritu.

Glass foi realmente abandonado por seus companheiros na vida real, mas não há registro de que tenha tido um filho e suas motivações parecem ter sido mais a de exigir um pedido de desculpas do que a vingança.

"Ponte dos espiões"

Este thriller de espionagem de Steven Spielberg foi indicado na categoria de Melhor Filme e em outras cinco, incluindo Melhor Ator para Mark Rylance.

Passado na época da Guerra Fria, conta a história da troca de prisioneiros em 1962 do piloto americano Francis Gary Powers e do universitário Frederic Pryor pelo espião soviético Rudolf Abel.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

O Museu Smithsonian do Ar e do Espaço, em Washington, postou em seu blog uma publicação na qual lista cinco mitos presentes no filme, incluindo o fato de Powers ter sido torturado.

"Eu não esperava um documentário, mas para alguém como eu, interessado na precisão histórica e familiarizado com esta história, o filme foi uma decepção", escreveu Layne Karafantis, um curador de museu.

"A grande aposta"

"A grande aposta", de Adam McKay, é baseado no livro de mesmo nome, sobre a crise financeira global de 2008, publicado em 2010 por Michael Lewis.

Com um elenco de estrelas, que inclui Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, foi indicado a cinco Oscars, incluindo de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Descrito pelo The New York Times como um "verdadeira história de crime e uma comédia louca, um filme de roubo e uma polêmica escaldada", o filme conta a história de Michael Burry, um gestor de fundos de hedge que aposta contra o mercado hipotecárop de alto risco no centro da crise.

"O quarto de Jack"

Indicado para quatro Oscars, incluindo de Melhor Atriz para Brie Larson, é uma adaptação do romance de Emma Donoghue, selecionado para o Prêmio Booker.

O filme conta a história de Joy "Ma" Newsome, uma jovem que escapa após dez anos de cativeiro, contada através dos olhos de seu filho de cinco anos, Jack.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Embora esta seja uma história de ficção, o filme foi inspirado pelo caso do austríaco Josef Fritzl, que aprisionou sua filha Elisabeth em um porão por 24 anos, a estuprou repetidamente e foi pai de seus sete filhos.

"Spotlight"

Este filme narra a investigação minuciosa realizado pelo jornal The Boston Globe sobre como a Igreja Católica em Boston silenciou as atividades de cerca de 90 padres pedófilos na primeira década deste século.

Indicado em seis categorias e vários outros prêmios, o filme é baseado em uma série de reportagens publicadas pelo Spotlight, a unidade de investigação do The Globe, que em 2003 ganhou o prêmio Pulitzer.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Walter Robinson e Mike Rezendes, que faziam parte da equipe de jornalistas investigativos, indicaram à AFP no mês passado que o que se sabe sobre os escândalos de abuso infantil envolvendo a Igreja Católica são apenas a ponta do iceberg.

"Trumbo"

Este filme conta a história do roteirista Dalton Trumbo, que em 1947 foi colocado na lista negra com outros artistas por se recusar a depor perante o Congresso sobre a suposta propaganda comunista em filmes de Hollywood.

Bryan Cranston disputa o Oscar de Melhor Ator, mas alguns críticos têm atacado o filme por ser historicamente enganoso.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Godfrey Cheshire, do site "Roger Ebert's Journal", descreveu este filme biográfico como "mais um daqueles filmes simplistas adaptados sobre a lista negra de Hollywood, em que todas as pessoas colocadas na lista negra são inocentes, de uma maneira realmente inconcebível".

Cheshire afirmou que o filme, de forma incorreta, assume que o Comitê de Atividades Anti-americanas era o responsável por elaborar a lista, quando na verdade foi criado e mantido pelos chefes dos próprios estúdios de Hollywood.

"Steve Jobs"

O filme biográfico sobre o visionário líder da Apple, para o qual Kate Winslet recebeu a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante, foi afetado por várias reclamações de inexatidões.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

O presidente da Pixar e Disney Animation Studios, Edwin Catmull, declarou ao The Hollywood Reporter que Jobs ficaria "horrorizado" com o filme e que o chefe da Apple era muito mais amável do que o personagem interpretado pelo indicado Michael Fassbender.

"A garota dinamarquesa"

"A garota dinamarquesa" concorre a quatro Oscars, incluindo de Melhor Ator para o vencedor do ano passado Eddie Redmayne.

O filme é vagamente baseado na vida da artista dinamarquesa Lili Elbe, nascida Einar Wegener, que se tornou uma das primeiras pessoas a passar por uma cirurgia de mudança de sexo no início do século XX.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

O filme foi comercializado como uma "história verdadeira", apesar de conter muitas imprecisões históricas deliberadamente contidas no romance de 2000, sobre o qual se baseia.

Alguns personagens e cenas são completamente fictícios e o filme distorceu o cronograma de muitos acontecimentos da vida real dos protagonistas.

"Joy"

A protagonista desta comédia dramática, Jennifer Lawrence, foi indicada ao Oscar por seu papel como Joy Mangano, uma mulher divorciada e mãe de três filhos que se tornou milionária depois de inventar um esfregão que pode ser facilmente lavado.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Mangano disse que o diretor David O. Russell tratou com grande liberdade os fatos, incluindo criando uma meia-irmã fictícia e dois filhos em vez de três, bem como fazer seu ex-marido um cantor venezuelano.

"Straight Outta Compton"

Quando foi lançado o drama biográfico sobre NWA, o grupo de gangsta rap pioneiro com sede em Los Angeles, MC Ren reclamou no Twitter que a sua participação no grupo tinha sido significativamente subestimada pelo filme.

O filme também foi acusado de omitir muitas mulheres desempenharam um papel significativo no sucesso do NWA e de encobrir a história de Dr. Dre, acusado de abusar fisicamente de muitas mulheres.

Histórias épicas, espiões, sequestros e abusos marcam noite do Oscar 2016

Dre respondeu com uma declaração em que pede desculpas às mulheres que ele magoou.


Confira a lista completa dos indicados: 


Melhor Filme

O Regresso

A Grande Aposta

Ponte Dos Espiões

Brooklyn

Mad Max: Estrada Da Fúria

Perdido Em Marte

O Quarto De Jack

Spotlight - Segredos Revelados


Melhor Diretor

George Miller - Mad Max: Estrada Da Fúria

Alejandro González Iñárritu - O Regresso

Lenny Abrahamson - O Quarto De Jack

Thomas McCarthy - Spotlight - Segredos Revelados

Adam McKay - A Grande Aposta


Melhor Ator

Bryan Cranston - Trumbo - Lista Negra

Matt Damon - Perdido Em Marte

Leonardo DiCaprio - O Regresso

Michael Fassbender - Steve Jobs

Eddie Redmayne - A Garota Dinamarquesa


Melhor Atriz

Cate Blanchett - Carol

Brie Larson - O Quarto De Jack

Jennifer Lawrence - Joy: O Nome Do Sucesso

Charlotte Rampling - 45 Anos

Saoirse Ronan - Brooklyn


Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale - A Grande Aposta

Tom Hardy - O Regresso

Mark Ruffalo - Spotlight - Segredos Revelados

Mark Rylance - Ponte Dos Espiões

Sylvester Stallone - Creed: Nascido Para Lutar 


Melhor Atriz Coadjuvante

Jennifer Jason Leigh - Os 8 Odiados

Rooney Mara - Carol

Rachel McAdams - Spotlight - Segredos Revelados

Alicia Vikander - A Garota Dinamarquesa

Kate Winslet - Steve Jobs

 

Melhor Roteiro Original

Ponte Dos Espiões - Matt Charman e Ethan Coen e Joel Coen

Ex Machina- Alex Garland

Divertida Mente - Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley /História Original de Pete Docter, Ronnie del Carmen

Spotlight - Segredos Revelados -  Josh Singer e Tom McCarthy

Straight Outta Compton - A História Do N.W.A. - Jonathan Herman e Andrea Berloff /História de S. Leigh Savidge e Alan Wenkus e Andrea Berloff


Melhor Roteiro Adaptado

A Grande Aposta -  Charles Randolph e Adam McKay

Brooklyn -  Nick Hornby

Carol - Phyllis Nagy

Perdido Em Marte -  Drew Goddard

O Quarto De Jack -  Emma Donoghue


Melhor Filme Estrangeiro

O Abraço Da Serpente (Colômbia)

Cinco Graças (França)

O Filho De Saul (Hungria)

O Lobo Do Deserto (Emirados Árabes)

A War (Dinamarca)


Melhor Animação

Anomalisa

O Menino E O Mundo

Divertida Mente

Shaun: O Carneiro

As Memórias De Marnie


Melhor Documentário em Longa-metragem

Amy

Cartel Land

O Peso Do Silêncio

What Happened, Miss Simone?

Winter On Fire


Melhor Documentário em Curta-metragem

Body Team 12

Chau, Beyond The Lines

Shoah

A Girl In The River: The Price Of Forgiveness

Last Day Of Freedom


Melhor Animação em Curta-metragem

História De Um Urso

Prologue

Os Heróis De Sanjay

We Can't Live Without Cosmos

World Of Tomorrow


Melhor Figurino

Carol

Cinderela

A Garota Dinamarquesa

Mad Max: Estrada Da Fúria

O Regresso


Melhor Maquiagem e Penteado

Mad Max: Estrada Da Fúria

O Centenário Que Fugiu Pela Janela E Desapareceu

O Regresso


Melhor Fotografia

Carol

Os 8 Odiados

Mad Max: Estrada Da Fúria

O Regresso

Sicario: Terra De Ninguém


Melhor Edição

A Grande Aposta

Mad Max: Estrada Da Fúria

O Regresso

Spotlight - Segredos Revelados

Star Wars: O Despertar Da Força


Melhores Efeitos Visuais

Ex Machina

Mad Max: Estrada Da Fúria

Perdido Em Marte

O Regresso

Star Wars: O Despertar Da Força


Melhor Canção Original

"Earned It", de Cinquenta Tons De Cinza - (Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)

"Manta Ray", de A Corrida Contra A Extinção - (J. Ralph/Antony Hegarty)

"Simple Song #3", de Juventude - (David Lang)

"Til It Happens To You", de  The Hunting Ground - (Diane Warren/Lady Gaga)

"Writing's On The Wall", de 007 Contra Spectre - (Jimmy Napes/Sam Smith)


Melhor Trilha Sonora

Ponte Dos Espiões - Thomas Newman

Carol - Carter Burwell

Os 8 Odiados - Ennio Morricone

Sicario: Terra De Ninguém -  Jóhann Jóhannsson

Star Wars: O Despertar Da Força - John Williams


Melhor Edição de Som

Mad Max: Estrada Da Fúria

Perdido Em Marte

O Regresso

Sicario: Terra De Ninguém

Star Wars: O Despertar Da Força


Mixagem de Som

Ponte Dos Espiões

Mad Max: Estrada Da Fúria

Perdido Em Marte

O Regresso

Star Wars: O Despertar Da Força


Produção de Arte

Ponte Dos Espiões

A Garota Dinamarquesa

O Regresso

Perdido Em Marte

Mad Max: Estrada Da Fúria


Melhor Curta-metragem

Ave Maria

Day One

Everything Will Be Ok (Alles Wird Gut)

Shok

Stutterer