Nos últimos anos, os aplicativos se tornaram parte de nossas vidas, nos ajudando no dia a dia em vários aspectos. Além de nos auxiliarem a fazer compras ou contratar serviços, a tecnologia tem sido forte aliada da cidadania em projetos como o Fogo Cruzado. Esse app lançado na semana passada no Rio é uma arma na luta contra uma triste realidade da sociedade: os tiroteios e balas perdidas. Com a colaboração dos usuários, o programa quer construir um mapa dos confrontos na cidade. O Ponto Com desta segunda conversou com Cecília Oliveira, gestora de dados da Anistia Internacional Brasil, que está por trás da iniciativa.

Além da luta contra a violência, o programa também falou do Posto Fiel, um app que ajuda os consumidores a encontrar postos de combustível confiáveis. E ainda teve um papo com Manoel Galdino, diretor executivo do Transparência Brasil, que ganhou o prêmio Desafio Social Google 2016 com uma iniciativa que permite que cidadãos monitorem a construção de escolas em suas comunidades. 

 

7'44" Rafael Hatanaka, do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis da Unesp, explica o funcionamento do app que aponta os melhores postos das redondezas

Diferente de outros apps alimentados por usuários, o Posto Fiel funciona a partir de análises feitas pelo laboratório da Unesp. "Para um posto aparecer no aplicativo, ele precisa participar do programa de monitoramento de qualidade, e a partir daí a gente faz a coleta semanal e traz as amostrar para as análises químicas", conta Hatanaka. Se estiver tudo OK, o posto vai para o app. Por ora, o programa está disponível apenas nas cidades de Araraquara e São Carlos, em São Paulo.

22'57" Manoel Galdino, diretor executivo do Transparência Brasil, fala sobre o projeto Cadê Minha Escola?

O aplicativo do Transparência Brasil venceu o prêmio Desafio Social Google 2016 pela votação popular e tem como objetivo monitorar a construção de escolas pelo país. "Nosso objetivo é permitir que o cidadão tire fotos das escolas, vá lá fiscalizar, tenha informação do andamento da obra, para que ele possa cobrar a prefeitura e os órgãos públicos, e assim a gente possa ter uma educação melhor", explica.

35'02" Cecília Oliveira, gestora de dados do Fogo Cruzado, conta como funciona o aplicativo

O objetivo do aplicativo não é fornecer um mapa dos confrontos em tempo real, e sim apresentar um panorama dos tiroteios no Rio, com a colaboração dos usuários. "A gente recebido uma participação bem maior do que esperávamos; foram 15 mil download em seis dias", conta. O app ainda está em fase de testes. Nos três primeiros dias, foram 258 notificações de tiroteios ou bala perdida recebidas, mas 28% foram descartadas por serem informações repetidas ou de outros estados.  

 

Músicas do programa

2'53" Matheus Brant - Assume que Gosta - Assume que Gosta

19'37" André Prando - Sol do Meu Violão - Vão

30'22" Lineker - Verão - Verão

44'49" Fábio Góes - Perto - Zonzo

49'37" Aloizio - Perfeição - Esquina do Mundo

 

Ouça o programa na íntegra

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ponto Com Ponto Br 11/07/2016

 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

SAIBA MAIS: