Uma das dúvidas mais comuns entre os pais de primeira viagem, a hora do desfralde já foi abordada aqui no Blog Vale Saúde, mas, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, hoje nós vamos falar sobre a melhor maneira de lidar com o bebê durante o desfralde.

A palavra-chave nesse momento é paciência, afinal, o desfralde pode ser estressante para os pais e principalmente para o bebê. Respeitar o tempo e o espaço da criança e agir com calma e carinho é importante para evitar traumas e facilitar essas mudanças ao máximo.

Comece a tirar as fraldas apenas durante o dia, quando o seu filho está acordado na maior parte do tempo e é mais fácil perceber se ele quiser fazer cocô ou xixi, permitindo que você o leve ao penico ou ao redutor de vaso para que ele vá se acostumando à nova rotina.

Quando o pequeno começar a ter mais controle para ir ao banheiro você pode arriscar tirar as fraldas durante a noite. Outro sinal importante de que a criança está pronta para a mudança são as fraldas secas pela manhã – indício de que o pequeno já está se acostumando a fazer as necessidades em horários certos.

Por mais tentador que possa ser, evite recolocar as fraldas quando vocês saírem, afinal, esse tipo de atitude pode facilitar os passeios, mas também confunde a criança e dificulta o aprendizado. No começo, o desfralde pode gerar alguns problemas, por isso, é preciso carregar sempre roupas e fraldas extras para situações emergenciais.

Além disso, tenha sempre muita paciência, porque essa fase é passageira e logo, logo o seu bebê vai aprender a usar o vaso e você verá que o esforço valeu a pena.