O panetone é um dos pratos mais simbólicos do Natal, mas quem não gosta muito das frutas cristalizadas costuma preferir o chocotone. Afinal, quem resiste à deliciosa massa do panetone misturada com gotas de chocolate?

Como quase tudo o que é bom também é calórico, nós preparamos uma receita de chocotone light para você aproveitar esse Natal de forma mais saudável. Confira os ingredientes:

Ingredientes

- 1 tablete de fermento biológico fresco

- 3 colheres (sopa) de água

- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 2 ½ colheres (sopa) de adoçante culinário

- 2 xícaras (chá) farinha de trigo

- 1 pitada de sal

- 1 ovo

- 1 gema

- 4 colheres (sopa) de margarina light

- Raspas de casca de laranja

- 1 colher (chá) de essência de panetone

- 100g chocolate diet ou meio amargo picado

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture bem o fermento biológico, a água e as 03 colheres de farinha. Em seguida, reserve e deixe descansar por 25 minutos. Enquanto aguarda, misture as 02 xícaras de farinha, as raspas da laranja, o adoçante culinário e o sal em outro recipiente e reserve também.

Depois que a primeira mistura descansar os 25 minutos – é importante respeitar esse tempo –, acrescente a margarina, o ovo inteiro, a gema e a essência de panetone. Em seguida, junte as duas misturas e amasse bem com os dedos até que fique homogênea e bem elástica, mas ainda úmida.

Para finalizar, misture o chocolate diet ou amargo (o que preferir) à massa, coloque-a e uma forma de papel para panetone, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 30 minutos antes de levar ao forno por mais cerca de 30 minutos, ou até ficar corado.

Vale lembrar que essa receita é light e menos calórica do que a versão original, mas ainda precisa ser consumida com moderação, pois é feita com farinha de trigo. Bom apetite e Feliz Natal!