Alunas do 1º ano de escola estadual expõem robôs feitos através de reciclagem

Meninas com idades entre 15 e 17 anos estão apresentando suas criações em estande da Cientec.

Mesmo sem conhecimento técnico, meninas conseguiram criar robôs através da reciclagem do lixo.
Um grupo de meninas do 1° ano de uma escola estadual de Canguaretama estão expondo na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), alguns robôs feitos por elas através da reciclagem do lixo. De acordo com a estudante Jecielly Pereira, de 15 anos, a ideia surgiu em uma aula de Química.

“Nossa professora de Química passou um vídeo sobre reciclagem do lixo, e a partir daí tivemos a ideia de fazer alguma coisa para reciclar. Nós três, que não somos nem da mesma sala, pensamos então em nos juntar e construir esses robôs”, comentou a estudante.



Segundo Jecielly Pereira, os robôs se movimentam através de baterias de DVD´s, pilhas e outros equipamentos. Na produção do material, ela ressaltou a falta de conhecimento na área. “Nós não tínhamos estudado sobre isso, nem sabíamos nada de engenharia mecânica, mas, nos esforçamos, pesquisamos sobre o assunto e, com a orientação da professora, conseguimos criar esses robôs”, disse a aluna.

O grupo responsável pelo trabalho, composto por Jucielly Pereira, 15 anos, Geiza Inácio, 17 anos, e Maria da Piedade, também de 15, fez questão de ressaltar a importância do trabalho e da reciclagem. “Se nós fizermos a nossa parte aqui e mostrar ao público, nós podemos incentivar outras pessoas a também reaproveitar o lixo”, argumentaram as responsáveis pelo trabalho.

A Cientec está acontecendo na área do Campus Universitário da UFRN, às margens da BR-101, desde o dia 20 de outubro e terá prosseguimento até amanhã (23).